O lifting facial é feito com o objetivo de diminuir os sinais de envelhecimento, apesar de não retardar ou parar o processo de envelhecimento. Por isso, o lifting é realizado quando a pessoa deseja corrigir:
Rugas profundas, dobras e marcas de expressão;
Pele flácida e caída sobre os olhos, bochechas ou pescoço;
Rosto muito fino e acúmulo de gordura no pescoço com pele caída;
Papada e pele frouxa sob a mandíbula.
Tipos de cirurgia plástica no rosto
Mini lifting
Esta cirurgia corrige a flacidez da face e pescoço por remoção do excesso de pele e reforço dos músculos flácidos da face e pescoço. Contudo, este procedimento é feito através de incisões e descolamentos menores e em região localizada da face. Assim as cicatriz ficam menores e mais discretas. Comumente, de forma complementar é associado Lipoescultura facial e Lipofilling.
Lifting Temporal
Lifting temporal é um procedimento de cirurgia estética para melhorar as linhas de expressão e os vincos verticais que se desenvolvem entre as sobrancelhas, incluindo pés de galinha e sobrancelhas caídas. Contudo, este procedimento ajuda a restaurar a juventude facial e a aumentar a confiança.
Lifting Frontal
O lifting frontal é uma intervenção que melhora a aparência envelhecida na testa, reduzindo as rugas profundas ao redor dos olhos e nariz.
Lifting cérvico-facial
Com o passar do tempo, é natural que a pele se torne mais fina e perca a sustentação. Assim, logo não é só o rosto que mostra a idade. Contudo, ela também aparece na flacidez do pescoço, um problema que é muito acentuado em algumas pessoas.
Sobretudo, nesses casos, não adianta fazer apenas um lifting facial. Afinal, os sinais no pescoço continuariam afetando a aparência da região e talvez ficassem até em destaque, considerando que a pele do rosto ficaria bem mais lisa.
Para não ter essa discrepância entre rosto e pescoço, os médicos recomendam a realização do lifting cervico-facial. Dessa forma, toda a região fica rejuvenescida, promovendo um resultado uniforme e natural.
Facelift ou rejuvenescimento da pele facial
Esta cirurgia pode durar de 12 a 24 horas, e visa diminuir os sinais de envelhecimento com a eliminação da flacidez localizada na face, nariz e pálpebras. Este procedimento está entre os três mais populares no Brasil e necessita de alguns cuidados específicos para que os efeitos sejam duradouros.
A recuperação e cuidados pós-operatórios para esta cirurgia costumam ser indolores, no entanto, é preciso se manter longe dos raios solares para que a pele não seja tomada por manchas. Além disso, é comum que nos dias e até semanas após o procedimento o rosto apresente inchaço onde houve a intervenção, porém, este inchaço diminui com o tempo.
Uma das vantagens mais desejadas com a realização do facelift é o rejuvenescimento, sendo possível diminuir a aparência em 10 ou 15 anos. No entanto, é importante lembrar que cada paciente e cada tipo de pele funciona de uma determinada maneira e, portanto, pode apresentar resultados diferentes.