É a cirurgia plástica ou estética das orelhas. Ela corrige a má formação da orelha, sendo a mais conhecida a “orelha de abano” que causa incômodo e constrangimento. Nesse procedimento o cirurgião plástico corrige o afastamento das orelhas da cabeça. Este afastamento normalmente ocorre por fatores genéticos.

Indicação
Em casos de deformação das orelhas.

Procedimento
A cirurgia plástica pode ser feita a partir dos primeiros meses de vida, mas o ideal é aguardar até que a criança complete 7 anos de idade, período em que a orelha já está totalmente formada. O diagnóstico médico é feito somente com exame clínico. As deformidades se localizam fundamentalmente em 2 pontos da orelha, na concha (a parte funda da orelha) e na anti-hélix (a parte mais saltada no meio da orelha) . Nas crianças, a anestesia é geral e elas devem permanecer no hospital por 24 horas. Nos adultos a anestesia é local e podem ter alta no mesmo dia. A cicatriz fica imperceptível, atrás da orelha, e deve sumir com o decorrer do tempo.

Orientações
Realizar os exames pré-operatórios. Após a cirurgia o paciente deve permanecer de 3 a 5 dias com um pouco de dor que logo desaparece.